Justiça recebe ação de improbidade contra tabeliã interina de Castelo

Cast

O juiz da 1ª Vara de Castelo (região sul do Estado), Joaquim Ricardo Camatta Moreira, determinou o recebimento de uma ação de improbidade contra a tabeliã interina Gerusa Vieira da Cunha Fardim, do Cartório de Registro Civil e Tabelionato do município. Ela foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPES) por suposta adulteração do documento de arrecadação de imposto relativo a um imóvel, juntamente com sua filha, Izabel, que também se tornou ré no processo.

Na decisão publicada nesta sexta-feira (4), o magistrado avaliou que não se exige “prova cabal da conduta lesiva do agente ao patrimônio público, apenas a plausibilidade jurídica acerca da existência do ato”. Camatta Moreira entendeu que a questão – a ocorrência de suposto crime contra a fé pública – deve ser avaliada com maior profundidade no decorrer da ação. A partir de agora, a tabeliã e a filha serão citadas para responder às acusações. O município de Castelo também será intimado, para, querendo, se habilitar na ação.

Na denúncia inicial (0002222-44.2016.8.08.0013), o MPES aponta indícios de alteração no conteúdo do Documento de Arrecadação Municipal, destinado à arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). A promotoria alega que a tabeliã recebeu os valores para quitação do tributo, mas não repassou aos cofres da prefeitura. O órgão ministerial sustenta a responsabilidade solidária da tabeliã, em conjunto com Izabel, escrevente contratada pela titular do cartório e responsável direita pelo alegado desvio.

De acordo com informações do sistema Justiça Aberta, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o cartório “Vieira da Cunha” está declarado como vago. Gerusa assumiu a serventia em novembro de 2011. No primeiro semestre deste ano, o cartório praticou 8.644 atos, que proporcionou uma arrecadação de R$ 115 mil.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.