Espírito Santo tem novo alerta de chuva forte e risco de inundação

Alerta-chuva

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta nesta quarta-feira (16) a respeito das chuvas na Região Sudeste. De acordo com o órgão, o cenário é de risco de inundação e movimentos de massa não só no Espírito Santo, mas também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Segundo o Cemaden, a previsão meteorológica é de chuva durante esta quarta-feira no norte do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo. Em algumas localidades podem ocorrer pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, com atenção para os grandes centros urbanos e suas regiões metropolitanas.

O Cemaden aponta ainda que a possibilidade de abertura, manutenção ou atualização de alertas de risco geo-hidrológicos é alta para esses estados devido aos acumulados de chuva das últimas 48 horas e a continuidade de chuvas na região.

Já o Instituto Capixaba de Pesquisa Técnica e Extensão Rural (Inacper) recomendou estado de observação para os próximos dias. De sexta-feira (18) para a manhã do sábado (19), a chuva deve se intensificar, provocando acumulados significativos em trechos do Espírito Santo, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta uma eventual queda de granizo, exceto nas cidades da Grande Vitória, litoral sul e litoral norte.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

No Estado, as chuvas que tiveram início no último final de semana e continuaram durante todo o feriadão e fizeram com que o nível de rios capixabas subisse. Mas a chuva tão esperada também deixou rastros de destruição em Cachoeiro de Itapemirim e Fundão.

Previsão

A previsão é que a chuva continue caindo no Espírito Santo até o final do mês. Foi o que apontou os meteorologistas do Climatempo. De acordo com eles, é normal na primavera no verão as chuvas atingirem a região Sudeste, e em alguns períodos o volume é maior. Segundo o Climatempo, a chuva não foi trazida por frente fria, mas sim por conta de uma área de baixa pressão que se formou no continente, principalmente no sudeste.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.