Da terra à mesa: Pimenta-do-reino se torna uma fonte de renda a mais para produtores capixabas

Bandes - pimenta - agricultura24

Apreciada em todo o mundo, a pimenta-do-reino vem ganhando espaço nas lavouras capixabas. A especiaria pode ser uma forma de diversificação agrícola para produtores rurais que querem aumentar a renda.

Usada nas indústrias alimentícia, medicinal, de perfumaria e cosmética, a produção de pimenta vem crescendo, especialmente na Região Norte do Estado, com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Desde 2011, o banco registrou quase 2,5 mil contratos, movimentando cerca de R$ 46 milhões em financiamentos. No primeiro semestre de 2017 já foram R$ 9,6 milhões liberados para a produção.

“Esses financiamentos mostram que estamos no caminho certo para a diversificação agrícola. O Bandes aposta nessas soluções financeiras para os pequenos e médios produtores, que podem investir e modernizar as suas propriedades a partir de um crédito estruturado, com assistência técnica adequada e estrutura para que o negócio possa funcionar. Queremos que essa iniciativa mostre e sirva como modelo para os produtores de todo o Estado”, afirma Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

A produção tem destino certo. O Brasil se destaca como um dos principais produtores e exportadores de pimenta-do-reino junto com Índia, Indonésia, Malásia, Vietnã e Sri Lanka.

Proximidade

No Bandes, produtores rurais que se dedicam a atividades agrícolas podem contratar os financiamentos para investimentos em propriedades de pequeno e médio portes. As linhas financiam investimento em implantação e renovação de lavouras, obras de irrigação, açudagem, drenagem e recuperação do solo, barragens e caixa seca, além de recuperação de pastagem.

Para ter acesso aos financiamentos do Bandes, os interessados podem procurar um consultor habilitado. Os consultores são empresas ou profissionais com experiência na elaboração de projetos, com conhecimento da documentação necessária a ser apresentada, aptos a indicar a linha de financiamento mais adequada para cada empreendimento. Consulte a relação completa desses profissionais credenciados em cada município no site www.bandes.com.br ou pelo Bandes Atende: 0800 283 4202.

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende (inclusive Ouvidoria): 0800 283 4202 ou www.bandes.com.br



Outras Notícias


Unidades de saúde estendem horário de atendimento

Médicos alertam sobre superbactéria transmitida sexualmente

Mulher é baleada na cabeça e abdômen

Morador de Itapemirim encontra corpo em rio

Adolescente de 16 anos é detido com drogas e arma em Cachoeiro

Saiba como pedir aposentadoria por idade pela internet ou telefone

Bolsa Família começa a pagar benefício com reajuste

Pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados começa em agosto

Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde

São Símaco era conciliador, homem de justiça e sinal de paz

Santo Henrique e Santa Cunegundes

Mulher é presa transportando droga nas partes íntimas em Vargem Alta

Câmara aprova gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

Veículo precisa de autorização do Detran para usar gás. Saiba quais cuidados tomar!

Homem suspeito de matar a esposa é preso em Atílio Vivácqua

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.