Virada Turística em Cachoeiro terá visitações a patrimônios históricos

Cultura

Para a Virada Turística Capixaba em Cachoeiro, um dos objetivos da prefeitura será estimular a população a visitar os patrimônios históricos da cidade e envolvê-la em uma série de atividades. Durante o evento, neste mês, esses espaços públicos vão contar com vários atrativos, como exposições, mostras cinematográficas e contação de histórias.

A programação é organizada pelas secretarias municipais de Cultura (Semcult) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com apoio de entidades locais e suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), idealizadora da iniciativa, que acontecerá, simultaneamente, em outras regiões do Espírito Santo.

Na Casa de Cultura Roberto Carlos, por exemplo, haverá exibições de filmes nos quais o cantor e compositor cachoeirense atuou. As sessões vão ocorrer de 16 e 20 de outubro, sempre pela manhã, das 9h às 10h e das 11h às 12h, e à tarde, das 14h às 15h e das 16h às 17h.

Nesse mesmo período, na Casa dos Braga, Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves vão recepcionar os visitantes com contações de histórias ligadas às exposições “Minha cidade, minha casa” (com objetos da família Braga de Abreu) e “Rubem e seus amigos artistas” (que aborda a relação entre o cronista e seus contemporâneos em diversas expressões culturais).

“As visitas guiadas com histórias já fazem parte da Casa dos Braga, desde sua reabertura, em junho. Até porque todo o ambiente nos propicia realizarmos continuamente esse tipo de ação”, explica Maria Elvira. Os horários agendados são das 9h20 às 10h, das 10h40 às 11h20, das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h.

Ainda entre os dias 16 e 20, o Museu Ferroviário Domingos Lage terá, no armazém 1, projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo, às 10h, 11h, 14h e 16h.

Já o armazém 2 vai receber, a partir desta terça-feira (3), a exposição “Circular 55 Anos”, por meio da qual o Grupo Flecha Branca contará sua trajetória, com vídeos, miniaturas de ônibus, documentos, ferramentas e objetos antigos, dentre outros itens. A mostra ficará em cartaz até 31 de outubro. Escolas podem agendar visitas pelo telefone 2101-1888.

Ambos os armazéns do Museu Ferroviário vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.

“Cachoeiro é uma cidade potencialmente cultural e turística. Precisamos desenvolver este potencial e despertar nos cachoeirenses a consciência dessa riqueza à sua disposição”, afirma a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

Outras atrações da Virada

Em 18 de outubro, o Teatro Rubem Braga receberá, às 9h, o lançamento do Circuito Turístico Urbano “Viva Cachoeiro a Pé”. Na sequência, parte de seu trajeto vai ser percorrido. O destino final da ação será a praça Jerônimo Monteiro, Centro.

No dia 20, o auditório do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, vai receber, a partir das 19h, o seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”. Um dos objetivos do encontro é redespertar o turismo, provocando para cidadania e cumplicidade.

Já em 21 de outubro, acontecem a Famtour Circuito Caminho das Pedras (por meio da qual serão visitadas três diferentes indústrias do setor de rochas ornamentais) e a Mostra de Ciências e Artes, que a Semdec realizará, com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), no Liceu Muniz Freire, e da qual vão participar alunos dos 7º, 8º e 9º anos da rede de ensino municipal e estadual.



Outras Notícias


Homem é baleado após confusão por suposto assédio em Cachoeiro

Mutirão para negociar dívidas segue até sexta (24) em Cachoeiro

Prefeitura prepara decoração natalina especial na Praça Jerônimo Monteiro

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para 30 de novembro

Defeso do camarão proíbe pesca, transporte e comercialização até o próximo dia 15 de janeiro

Justiça determina que Estado e Cachoeiro de Itapemirim forneçam fraldas geriátricas a deficientes e doentes

'Orgânico não tem que ser caro'

Existe um mal difuso em ver o policial como um inimigo

Existe um mal difuso em ver o policial como um inimigo

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Cerca de 5 milhões de candidatos ao Enem já consultaram seus locais de prova

São Martinho de Lima, cheio do Espírito Santo

Festival de Food Truck agita feriado prolongado em Marataízes

MORRE TEREZA BRAGA PINTO ESPOSA DO JORNALISTA JOACYR PINTO, DA REVISTA SETE DIAS

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.