São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos

Santo-bruno-150x150

São Bruno, iniciou a Ordem gloriosa com o coração abrasado de amor por Jesus

Hoje lembramos o santo que se tornou o fundador da Ordem dos Cartuxos, considerada a mais rígida de todas as Ordens da Igreja, e que atravessou a história sem reformas.

Filho de família nobre de Colônia (Alemanha), nasceu em 1032. Quando alcançou idade foi chamado pelo Senhor ao sacerdócio, e se deixou seduzir. Amigo e admirado pelo Arcebispo de Reims, Bruno, inteligente e piedoso, começou a dar aulas na escola da Catedral desse local, até que já, cinquentenário e cônego, amadureceu na inspiração de servir a uma Ordem religiosa.

Após curto estágio num mosteiro beneditino, retirou-se a uma região chamada Cartuxa com a aprovação e bênção de São Hugo, Bispo de Grenoble, o qual lhe ofereceu um lugar. Isto se deu graças a um sonho que São Hugo teve. Neste sonho, apareciam-lhe sete estrelas que caíam aos seus pés para, logo em seguida, levantarem-se e desaparecerem no deserto montanhoso. Após este sonho, o Bispo recebeu a visita de Bruno que estava acompanhado por seis companheiros monges. Ao ver os sete varões, o Bispo Hugo reconheceu imediatamente neles as sete estrelas do sonho e concedeu-lhes as terras onde São Bruno iniciou a Ordem gloriosa da Cartuxa com o coração abrasado de amor por Jesus e pelo Reino de Deus. Com os monges companheiros, observava-se absoluto silêncio, a fim do aprofundamento na oração e à meditação das coisas divinas, ofícios litúrgicos comunitários, obediência aos superiores, trabalhos agrícolas, transcrição de manuscritos e livros piedosos.

Quando um dos discípulos de São Bruno tornou-se Papa (Urbano II), teve ele que obedecer ao Vigário de Cristo, já que o queria como assessor, porém, recusou ser Bispo e após pedir com insistência ao Sumo Pontífice, conseguiu voltar à vida religiosa, quando juntamente com amigos de Roma, fundou no sul da Itália o Mosteiro de Santa Maria da Torre, onde veio a falecer no dia 6 de outubro de 1101.

As últimas palavras foram: “Eu creio nos Santos Sacramentos da Igreja Católica, em particular, creio que o pão e o vinho consagrados, na Santa Missa, são o Corpo e Sangue, verdadeiros, de Jesus Cristo”.

São Bruno, rogai por nós!



Outras Notícias


Acidente entre dois caminhões deixa trânsito lento na Rodovia ES 482 em Cachoeiro

COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (17) O MUTIRÃO DO REFIS 2017 EM MARATAÍZES

No Espírito Santo, sete em cada mil adolescentes serão mortos antes de completar 19 anos

Obras de Terminal Pesqueiro viram alvo de polêmica em Itapemirim

Santa Margarida Maria Alacoque, devota do Sagrado Coração de Jesus

Ifes abre inscrições para 3.726 vagas em cursos técnicos e de especialização técnica

Definido: motos vão passar a pagar rotativo

Homem leva tiro de raspão no rosto em Cachoeiro

Seca transforma paisagem no Porto do Pontal, em Marataízes

Adolescente morre após acidente envolvendo duas motos no interior de Itapemirim

Aedes Aegypti fez mais de 12 mil vítimas no Espírito Santo até outubro

Novo modelo do rotativo de Cachoeiro é apresentado em audiência

Prefeitura de Cachoeiro lança novo edital da Lei Rubem Braga

Beata Alexandrina Maria da Costa

Santo Alexandre Sauli - Bispo da Igreja de Aléria

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.