Chefe do FMI vai a tribunal sob acusação de crime sexual

Fmi

O chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, deve fazer sua primeira aparição diante de um tribunal nesta segunda-feira, desde que foi acusado de tentar estuprar uma camareira de hotel, em um caso que chocou a política francesa e causa problemas à organização.

Algemado, Strauss-Kahn foi visto em público pela primeira vez desde sua prisão quando foi levado ao tribunal criminal de Manhattan, na noite deste domingo.
Seus advogados disseram que ele se declarará inocente em relação às acusações de ato sexual criminoso, aprisionamento ilegal e tentativa de estupro. Tais alegações podem dar fim à sua vida pública e às suas ambições para se tornar presidente da França.

“Nosso cliente consentiu em fazer um exame científico e forense”, disse William Taylor, advogado do chefe do FMI em Washington. “Ele está cansado, mas está bem”.

Strauss-Kahn, que até então era considerado favorito na disputa presidencial francesa, apareceu com as mãos algemadas atrás das costas no domingo, quando detetives o levaram para um carro de polícia diante de várias câmeras de TV.

Um porta-voz da polícia disse que a camareira, de 32 anos, que trabalha no Sofitel da Times Square identificou Strauss-Kahn em uma linha de suspeitos formada pela polícia, que tinha ainda outros cinco homens.

O diretor-gerente do FMI, que escolheu o ex-advogado de Michael Jackson para liderar sua equipe de defesa, se submeteu ao exame forense, no qual policiais buscaram por arranhões ou outras evidências do suposto ataque.

Figura carismática, Strauss-Kahn liderou o FMI durante a crise financeira global entre 2007 e 2009, pressionando por medidas de estímulo e cortes nas taxas de juros para evitar uma depressão, e tem sido vital nas negociações para solucionar os problemas europeus de dívida.

Fonte:folha sp



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.