Chefe do FMI vai a tribunal sob acusação de crime sexual

Fmi

O chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, deve fazer sua primeira aparição diante de um tribunal nesta segunda-feira, desde que foi acusado de tentar estuprar uma camareira de hotel, em um caso que chocou a política francesa e causa problemas à organização.

Algemado, Strauss-Kahn foi visto em público pela primeira vez desde sua prisão quando foi levado ao tribunal criminal de Manhattan, na noite deste domingo.
Seus advogados disseram que ele se declarará inocente em relação às acusações de ato sexual criminoso, aprisionamento ilegal e tentativa de estupro. Tais alegações podem dar fim à sua vida pública e às suas ambições para se tornar presidente da França.

“Nosso cliente consentiu em fazer um exame científico e forense”, disse William Taylor, advogado do chefe do FMI em Washington. “Ele está cansado, mas está bem”.

Strauss-Kahn, que até então era considerado favorito na disputa presidencial francesa, apareceu com as mãos algemadas atrás das costas no domingo, quando detetives o levaram para um carro de polícia diante de várias câmeras de TV.

Um porta-voz da polícia disse que a camareira, de 32 anos, que trabalha no Sofitel da Times Square identificou Strauss-Kahn em uma linha de suspeitos formada pela polícia, que tinha ainda outros cinco homens.

O diretor-gerente do FMI, que escolheu o ex-advogado de Michael Jackson para liderar sua equipe de defesa, se submeteu ao exame forense, no qual policiais buscaram por arranhões ou outras evidências do suposto ataque.

Figura carismática, Strauss-Kahn liderou o FMI durante a crise financeira global entre 2007 e 2009, pressionando por medidas de estímulo e cortes nas taxas de juros para evitar uma depressão, e tem sido vital nas negociações para solucionar os problemas europeus de dívida.

Fonte:folha sp



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.