Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

C0426_litfantastica

Uma das atrações da sétima edição da Bienal Rubem Braga, que a Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult) realiza neste mês, entre os dias 15 e 20, na Praça de Fátima, centro da cidade, será o Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica.

Marcado para o dia 19, o evento direcionado ao gênero vai reunir 12 autores. Seis deles são do Espírito Santo: Braga Junior, Elysanna Louzada, Romulo Perrone, Tatiana Mareto, Romulo Felippe e L. P. Faustini. Os outros seis, que virão do Rio de Janeiro, são Diogo Ramos, Leonardo Reis, João Paulo Silveira, André Regal, Ana Lúcia Merege e Gabriel Tennyson.

Além deles, o encontro terá a presença de dois dos maiores críticos de literatura fantástica do país: Artur Moraes (SP) e Diego Ribeiro (RJ), administradores de influentes plataformas digitais dedicadas ao gênero, como o “Reino dos Livros”, maior grupo da América Latina, com mais de 56 mil membros.

As atividades, que terão início às 8h30, vão se concentrar no auditório Newton Braga, que tem capacidade para 60 pessoas. “O que é Fantasia? Tudo sobre o gênero que mais cresce no Brasil”, “A Jornada do Escritor Fantástico. Como publicar? Problemas e soluções” e “Mundos Fantásticos. Como escrever Fantasia” são os temas dos debates.

“Para quem gosta de literatura fantástica, eu diria que as três mesas serão uma verdadeira aula, tanto para leitores, como para aspirantes a escritores, uma vez que, ali, será esmiuçado todo o processo de produção do segmento”, adianta o autor cachoeirense Romulo Felippe, que é um dos curadores do encontro e lançou no ano passado o livro “O monge guerreiro”, odisseia que se passa no século XIII.

De acordo com o subsecretário de Cultura e Turismo e curador da Bienal Rubem Braga, Lucimar Barros, esse evento resulta do I Encontro Capixaba de Literatura Fantástica, realizado em 2017 em Cachoeiro, como uma das ações de mobilização para esta edição da Bienal.

“Foi uma iniciativa muito bem avaliada pelos autores convidados e pelo público, e isso garantiu um espaço na programação da Bienal para esse segmento literário, que é um dos que mais cresce no país e que, para nós, tem uma importância ainda maior por ser a porta de entrada de muitos jovens no mundo da leitura. Teremos em Cachoeiro um time muito qualificado de autores e críticos literários para debater e difundir esse gênero literário”, avalia.

Para participar do Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica e de outras atividades da 7ª Bienal Rubem Braga, é preciso fazer inscrição pelo site bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br. Na página também é possível conferir toda a programação da feira literária, que é inteiramente gratuita e conta com mesas-redondas com escritores e artistas de renome, oficinas culturais, atrações para o público infantil, shows e feira de livros.

Programação do Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica

Dia 19 de maio (sábado) – Auditório Newton Braga

8h30 – “O que é Fantasia? Tudo sobre o gênero que mais cresce no Brasil”
Participações: Diogo Ramos (RJ), Leonardo Reis (RJ), Braga Junior (ES) e Elysanna Louzada (ES)
Mediação: Artur Moraes (SP)

10h – “A Jornada do Escritor Fantástico. Como publicar? Problemas e soluções”
Participações: João Paulo Silveira (RJ), André Regal (RJ), Romulo Perrone (ES) e Tatiana Mareto (ES)
Mediação: Romulo Felippe (ES)

11h30 – “Mundos Fantásticos. Como escrever Fantasia”
Participações: Ana Lúcia Merege (RJ), Gabriel Tennyson (RJ), Romulo Felippe (ES) e L. P. Faustini (ES)
Mediação: Diego Ribeiro (RJ)

Conheça os convidados:

Ana Lúcia Merege é autora de vários livros, entre os quais se destacam os ambientados no universo Athelgard: “O Castelo das Águias” e o infantojuvenil “Anna e a Trilha Secreta”. Coorganizadora da coletânea “Medieval”, que venceu o Prêmio Argos de Ficção Fantástica em 2017. Participa do grupo “Fantasia Brasil”, que promove eventos de literatura fantástica com foco em autores brasileiros.

Diogo Ramos é autor da obra “O Mago e o Guerreiro” e editor do blog “A Taverna”, por meio do qual apoia a literatura fantástica nacional.

Leonardo Reis é escritor e roteirista. É autor de “Dragões da Tempestade”, e-book bestseller em fantasia épica que, na Amazon, permanece na lista de mais vendidos desde seu lançamento.

João Paulo Silveira iniciou sua carreira literária em 2013, apenas como hobby, publicando inicialmente, de forma independente, o primeiro livro da saga “O Último dos Guardiões”, para depois republicá-lo pelo selo Talentos da Literatura Brasileira (TLB).

André Regal começou, em 2015, a trabalhar em sua primeira ficção fantástica, intitulada “A Lágrima de Giius”, e publicar capítulos semanalmente na internet, voltando a fazê-lo, em uma edição renovada, em 2017. Também nesse ano, após concluiu seu segundo romance, “Mirta Vento Amarelo.

Elysanna Louzada é escritora capixaba infantojuvenil de obras adotadas em escolas e bibliotecas públicas e privadas. Já esteve na lista dos 10 mais vendidos da revista Veja (categoria Ebooks), com os romances “Uma lição de amor” e “Herdeiros do Trono”. Participou da coletânea de contos “Grandes Histórias da Bíblia” (Seleções), que reuniu autores como Zuenir Ventura e Ignácio Loyola Brandão.

L.P. Faustini é nascido em Cachoeiro de Itapemirim, criador da saga “Maretenebrae”, lançada em 2012, e coautor de “A Queda de Sieghard”. Já publicou contos em sites como “Quotidianos”.

Diego Ribeiro é booktuber, blogueiro, editor do “Acervo do Leitor”, cocriador e administrador do “Reino dos Livros”, maior grupo de literatura fantástica da América Latina, com mais de 56 mil membros. É representante oficial do “Clube LeYa de Ficção Fantástica” no Rio de Janeiro.

Romulo Felippe é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Autor contratado da italiana Newton Comptom Editori e da brasileira Cavaleiro Negro. Escreveu os livros “Monge Guerreiro”, “O Farol e a Tempestade” e “Reino dos Morcegos”.

Braga Junior reside em Cachoeiro de Itapemirim. Lançou duas obras: “A Lenda da Torre”, publicação bem avaliada pelos principais booktubers e youtubers do Brasil, e “Trindade do Sertão”, primeiro livro digital publicado de maneira independente através da plataforma KDP, da Amazon.

Romulo Perrone é autor do livro “O Amuleto de Ulfgar”, produzido sob influência dos jogos de RPG de mesa, principalmente o clássico Dungeons & Dragons (D&D), de J. R. R. Tolkien, criador de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”.

Tatiana Mareto é cachoeirense. Professora universitária e advogada, iniciou na literatura com as fanfictions das bandas que gostava e já publicou “O Segredo de Esplendora”, “Sequestrados” e “Jogos de Adultos”.

Gabriel Tennyson é do Rio de Janeiro. Seu livro de estreia, “Deuses Caídos”, é um dos lançamentos da Editora Suma para este primeiro semestre.

Artur Moraes é editor-chefe do “Acervo do Leitor” e administrador do grupo “Reino dos Livros”.

Categorias
Cidade
Cultura
Economia
Educação
Esportes
Governo
Habitação
Ipaci
Meio ambiente
Mobilidade
Obras
Op
Orçamento
Procon
Qualificação
Rural
Royalties
Saneamento
Saúde
Segurança
Servidor
Social
Tecnologia
Trabalho
Transporte
Trânsito
Turismo
Redes sociais

Recente Popular
Trânsito: São Geraldo e Centro recebem serviços de sinalização

07 de maio 2018

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

07 de maio 2018

Pavilhão da Ilha da Luz tem iluminação melhorada

07 de maio 2018

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

07 de maio 2018

Bairro Rubem Braga recebeu mutirão de limpeza no fim de semana

07 de maio 2018

Rede municipal sensibiliza 21 mil alunos para a Bienal Rubem Braga

07 de maio 2018



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.