Guandu e Centro terão testes de trânsito no fim do mês

C0514_pereira

Para ajustar mudanças no trânsito, previstas no Plano de Mobilidade local, a prefeitura de Cachoeiro fará simulações na região central no fim deste mês, em duas terças-feiras, durante o horário comercial.

Recebem o teste o largo em frente ao Banco do Brasil, acesso à rua Costa Pereira, no dia 22, e o trecho da rua Bernardo Horta próximo às Lojas Americanas, no dia 29. A iniciativa é parceria entre as secretarias municipais de Segurança e Trânsito (Semset) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).

Os carros vão fluir por novos trajetos durante a simulação, e não há previsão de interrupção adicional no fluxo – agentes de trânsito vão orientar os condutores. Os técnicos avaliarão como funcionará na prática, para pedestres e motoristas, cada alteração do projeto. Estão inclusas novas definições, nessas áreas, de estacionamento rotativo e corredor exclusivo ou prioritário para ônibus.

“Essas mudanças têm como função oferecer à população mobilidade mais confortável, diminuindo conflito entre pedestre e automóvel. A partir dos ajustes e os testes de viabilidade, a implantação levará a esses trechos mais segurança”, anuncia o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior.

Locomoção

Cachoeiro já conta há alguns anos com corredor prioritário para o transporte coletivo próximo ao supermercado Casagrande na rua Bernardo Horta, que ajudou a organizar o acesso aos pontos de parada. Nessa região, as vagas de estacionamento foram redistribuídas para dar espaço à nova faixa.

Nas áreas que recebem testes neste mês, o objetivo principal é melhorar a locomoção de todos, a partir, por exemplo, de novos locais para conversão e travessia. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri, um dos critérios da equipe, com base no Plano de Mobilidade, é o acesso mais adequado a cada espaço público.

“A idéia é fazer o pedestre se apropriar do centro da cidade para, desse modo, locomover-se de forma mais acessível e confortável. Uma cidade desenvolvida trata melhor seu pedestre, sem gerar problemas para o trânsito, para os carros. Não podemos melhorar para uns em detrimento de outros”, avalia.



Outras Notícias


Criança cai de altura de oito metros ao tentar pegar pipa em Cachoeiro

Estudante é espancada e esfaqueada por casal na porta de escola em Guaçuí

Agricultor dado como morto em Colatina 'reaparece' em Minas Gerais

Estado continua registrando novos casos de malária

Educação: 120 vagas abertas para cursos gratuitos de Libras

Prefeitura inicia instalação de 20 academias populares em Cachoeiro

Com regras rígidas e claras, começa propaganda eleitoral

Doze motivos para não perder o Encontro Nacional de Folia de Reis em Muqui

Santo Estevão da Hungria, devoto de Nossa Senhora

Ifes Cachoeiro seleciona para pós gratuita em rochas

Iases abre processo seletivo para contratar temporários

Conta de luz mais cara no Espírito Santo

Sobe para 80 o número de casos confirmados de malária no ES

Caminhão desgovernado invade casa em Cachoeiro de Itapemirim

Cotistas de todas idades já podem sacar PIS/Pasep

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.