Vacinação de cães e gatos contra raiva começa pelo interior

Vacina raiva

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) iniciou nova campanha de vacinação contra a raiva animal. A equipe da Vigilância Ambiental já atua em localidades nos limites do município, imunizando cães e gatos.

O trabalho será intensificado no mês de setembro. O distrito de Burarama recebe a ação já neste sábado (1). No dia 8, a equipe atenderá as comunidades de Monte Alegre e Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba. O atendimento à maior parte dos distritos vai se concentrar no dia 29, das 8h ao meio-dia.

Nos bairros de Cachoeiro, a vacinação será em duas etapas: nos dias 15 e 22, das 8h às 16h. “Dividimos a cidade em duas macrorregiões e atenderemos uma em cada data. Os locais escolhidos serão os mesmos de campanhas anteriores, com os quais a população já está habituada. São escolas, unidades de saúde, quadra de esportes, associações de moradores, entre outros”, explica o gerente da Vigilância Ambiental, Fábio Gava.

A vacina antirrábica é aplicada somente em animais acima de três meses de idade. No dia da vacinação, é necessário que o proprietário ou responsável leve o cartão de vacinas do animal, mas, caso não possua o documento, um novo comprovante é fornecido pela equipe.

Segundo a Vigilância Ambiental, com trabalho realizado até agora, já foram vacinados cerca de 5 mil cães e gatos. A meta é imunizar 30 mil.

O gerente do setor ressalta que a raiva é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus. É transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida ou arranhões.

“A raiva é uma doença que se faz presente em todo o território brasileiro. Leva à morte tanto os animais quanto a pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenir o contágio. Por isso, todos devem levar seus cães e gatos aos locais de vacinação”, alerta Fábio Gava.

A vacina também está sempre disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica no bairro Aeroporto, na rodovia Cachoeiro-Muqui. Esse atendimento, que é gratuito, é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.



Outras Notícias


Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica

Assunção de Nossa Senhora

Campanha vai coletar pilhas e baterias de celular usadas

Homens inférteis também podem ter filhos. Saiba como!

Polícia Militar apreende drogas, recupera motocicleta e detém homem com mandado de prisão em Cachoeiro

Ministério confirma 1.226 casos de sarampo no Brasil

Manifestantes se concentram em frente ao teatro da Ufes para ato público contra cortes na educação

Inteligência Artificial vai ajudar Governo a combater fraudes no Detran

Prefeitura consegue que Justiça reautorize Festa de Alegre

Incaper receberá um milhão de investimentos em infraestrutura até 2023

Espírito Santo confirma primeiro caso de sarampo em Cariacica

Santos Ponciano e Hipólito

Cachoeiro-ES terá recadastramento biométrico neste mês

Obesidade avança e mata 4 milhões de pessoas no mundo, diz relatório da ONU

Saque do FGTS começa em setembro para poupadores da Caixa; veja calendário

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.