Vacinação de cães e gatos contra raiva começa pelo interior

Vacina raiva

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) iniciou nova campanha de vacinação contra a raiva animal. A equipe da Vigilância Ambiental já atua em localidades nos limites do município, imunizando cães e gatos.

O trabalho será intensificado no mês de setembro. O distrito de Burarama recebe a ação já neste sábado (1). No dia 8, a equipe atenderá as comunidades de Monte Alegre e Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba. O atendimento à maior parte dos distritos vai se concentrar no dia 29, das 8h ao meio-dia.

Nos bairros de Cachoeiro, a vacinação será em duas etapas: nos dias 15 e 22, das 8h às 16h. “Dividimos a cidade em duas macrorregiões e atenderemos uma em cada data. Os locais escolhidos serão os mesmos de campanhas anteriores, com os quais a população já está habituada. São escolas, unidades de saúde, quadra de esportes, associações de moradores, entre outros”, explica o gerente da Vigilância Ambiental, Fábio Gava.

A vacina antirrábica é aplicada somente em animais acima de três meses de idade. No dia da vacinação, é necessário que o proprietário ou responsável leve o cartão de vacinas do animal, mas, caso não possua o documento, um novo comprovante é fornecido pela equipe.

Segundo a Vigilância Ambiental, com trabalho realizado até agora, já foram vacinados cerca de 5 mil cães e gatos. A meta é imunizar 30 mil.

O gerente do setor ressalta que a raiva é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus. É transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida ou arranhões.

“A raiva é uma doença que se faz presente em todo o território brasileiro. Leva à morte tanto os animais quanto a pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenir o contágio. Por isso, todos devem levar seus cães e gatos aos locais de vacinação”, alerta Fábio Gava.

A vacina também está sempre disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica no bairro Aeroporto, na rodovia Cachoeiro-Muqui. Esse atendimento, que é gratuito, é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.



Outras Notícias


Pai envenenou filho com Soda Cáustica

12% das mortes por câncer de mama no Brasil são atribuíveis ao sedentarismo

Polícia identifica corpo de jovem morta a golpes de facão, em Cachoeiro de Itapemirim

Festival de Cinema de Muqui chega à 7º edição com mostras e cursos

Assinado o convênio que garante a segunda etapa da obra de reurbanização da Praia Central de Marataízes

Estado libera licença prévia e de instalação para início das obras da nova fábrica da Selita

Emprego: agências do Sine intermediam mais de 290 vagas nesta semana

Inscritos no Enem já podem checar local de provas

Luciano Paiva e outros nove condenados terão de devolver R$ 21 milhões

São João Paulo II

Casa & Vídeo volta ao Espírito Santo e planeja inaugurar mais quatro lojas até 2019

Seis coisas que todos precisam saber sobre câncer de mama

Mais de 50% dos adolescentes capixabas consomem produtos industriais

Unidades de saúde intensificam ações contra câncer de mama e colo do útero

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.