FECIN 2018: Feriado com maratona de filmes no Espírito Santo

Fecin-2

Que tal aproveitar o feriado prolongado para curtir uma maratona gratuita de filmes? O sítio histórico de Muqui (ES) recebe, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o 7° Festival de TV e Cinema do Interior (FECIN). O evento traz a exibição de 35 obras audiovisuais, espalhadas em mostras gratuitas e para todas as idades na Cine.Tenda, uma sala de cinema montada no Jardim Municipal.

A programação também conta com música, cursos, passeio ciclístico e uma homenagem à atriz Cássia Kis, que estará na cidade para relembrar e comemorar os quase 40 anos de carreira na TV.

Outro destaque é a estreia no estado do documentário Bando, Um Filme De:, dirigido pelo ator Lázaro Ramos em parceria com Thiago Gomes (BA, 2018). O filme revela a história e os bastidores do Bando de Teatro Olodum, grupo baiano que tornou-se um dos símbolos de identidade brasileira ao levar aos palcos atores e atrizes negros. O longa-metragem será exibido em caráter não-competitivo, assim como a ficção Os Incontestáveis, de Alexandre Serafini (ES, 2018).

Em 2018, o FECIN recebeu 460 produções de várias partes do país, entre curtas-metragens e séries para Web e TV. As obras selecionadas serão exibidas nas mostras Nacional e Espírito Santo, além da mostra capixaba de Webséries e séries de TV, e concorrem ao Troféu Catraca, tradicional premiação do festival. Há, ainda, as mostras não-competitivas FM – Frequência Mulher, com produções femininas; FECIN para Crianças, com filmes infantis; e POQUI, que exibirá o resultado de uma oficina de vídeo para estudantes realizada dentro da programação de formação do festival.

Esta edição traz o tema “Memória da Cor”, inspirado nos trabalhos desenvolvidos pela artista multimídia Monica Nitz (ES), com a proposta de mesclar a memória do passado visual arquitetônico da cidade de Muqui com as cores e multiplicidades da cultura popular. “O FECIN chega à sétima edição consecutiva e já se configura como um dos maiores eventos culturais do Espírito Santo. Neste ano, propomos uma programação completa, que dá destaque à produção capixaba e traz um panorama do que é produzido em todo país. E, sem dúvidas, receber Cássia Kis em Muqui será um momento muito especial”, pontua Léo Alves, representante da Caju Produções, uma das realizadoras do evento.

O FECIN é uma realização do Instituto Marlin Azul, Caju Produções e Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Muqui e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, com patrocínio do BRDE, FSA e Ancine.

Música e memória

No feriado, dia 15 de novembro, o FECIN promove o Passeio de Bicicleta à Moda Antiga, um cortejo ciclístico pelas ruas de Muqui. Realizado desde 2014, o passeio é um convite à volta ao passado, e os participantes usam trajes que remetem a outras épocas. A concentração acontece às 16h30, em frente ao Solar do Lagarto, com a banda de jazz Fames Dixieland.

A música, inclusive, toma conta do festival durante todos os dias de programação. Sempre ao fim de cada exibição, a Mostra FM – Frequência Mulher apresenta videoclipes e DJs. Na sexta-feira, 16, a Festa Luz marca o encerramento do FECIN, com a exibição do filme Divina Luz, de Ricardo Sá (ES), DJs e show com a banda Whatever Happened to Baby Jane (ES).

Ciclo de formação audiovisual

O FECIN traz como novidade a realização de atividades de formação audiovisual, com profissionais de renome no país, e abre inscrições para o público interessado em aprender mais sobre este mercado. Os temas são: Cinema como Negócio, com André Blak; Roteiro de Séries de TV e Novas Narrativas, com Lilian Fontes Moreira; Roteiro e Produção de Conteúdo LGBT, com Viv Schiller; Criando Conteúdo Audiovisual para WEB, com Bruno Heitor; e Fontes de financiamento ao audiovisual , com André Blak. As atividades de formação têm valores a partir de R$ 80 e as inscrições são feitas através de formulário online no site do FECIN (www.fecin.com.br).



Outras Notícias


Governo quer salário mínimo de R$ 1.040 para 2020

Senai Cachoeiro lança primeira turma do Curso de Qualificação Confeiteiro

Benefícios do chocolate: como aproveitar a Páscoa sem pagar o alto preço das contraindicações

Brasil é vice campeão mundial em cirurgias cesáreas

Mulher é morta em distrito de Alegre com pedra de 20 quilos na cabeça

Obras em trecho da rodovia do Valão são retomadas

Operação Quimera efetua prisões e afasta secretários em Vargem Alta

Justiça do ES não cumpre leis de prisão domiciliar para presas com filhos

São Crescente, foi martirizado por não negar a Jesus Cristo

Espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações em Jaciguá

Defensoria denuncia racionamento de água em presídio de Cachoeiro

Ministério registra aumento do consumo e produção de orgânicos no Brasil

Santo Isidoro, buscava a salvação das almas

Hospital do ES é condenado por dar falso diagnóstico de HIV

CNC projeta alta de 1,5% para as vendas da Páscoa contra 2% de 2018

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.