FECIN 2018: Feriado com maratona de filmes no Espírito Santo

Fecin-2

Que tal aproveitar o feriado prolongado para curtir uma maratona gratuita de filmes? O sítio histórico de Muqui (ES) recebe, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o 7° Festival de TV e Cinema do Interior (FECIN). O evento traz a exibição de 35 obras audiovisuais, espalhadas em mostras gratuitas e para todas as idades na Cine.Tenda, uma sala de cinema montada no Jardim Municipal.

A programação também conta com música, cursos, passeio ciclístico e uma homenagem à atriz Cássia Kis, que estará na cidade para relembrar e comemorar os quase 40 anos de carreira na TV.

Outro destaque é a estreia no estado do documentário Bando, Um Filme De:, dirigido pelo ator Lázaro Ramos em parceria com Thiago Gomes (BA, 2018). O filme revela a história e os bastidores do Bando de Teatro Olodum, grupo baiano que tornou-se um dos símbolos de identidade brasileira ao levar aos palcos atores e atrizes negros. O longa-metragem será exibido em caráter não-competitivo, assim como a ficção Os Incontestáveis, de Alexandre Serafini (ES, 2018).

Em 2018, o FECIN recebeu 460 produções de várias partes do país, entre curtas-metragens e séries para Web e TV. As obras selecionadas serão exibidas nas mostras Nacional e Espírito Santo, além da mostra capixaba de Webséries e séries de TV, e concorrem ao Troféu Catraca, tradicional premiação do festival. Há, ainda, as mostras não-competitivas FM – Frequência Mulher, com produções femininas; FECIN para Crianças, com filmes infantis; e POQUI, que exibirá o resultado de uma oficina de vídeo para estudantes realizada dentro da programação de formação do festival.

Esta edição traz o tema “Memória da Cor”, inspirado nos trabalhos desenvolvidos pela artista multimídia Monica Nitz (ES), com a proposta de mesclar a memória do passado visual arquitetônico da cidade de Muqui com as cores e multiplicidades da cultura popular. “O FECIN chega à sétima edição consecutiva e já se configura como um dos maiores eventos culturais do Espírito Santo. Neste ano, propomos uma programação completa, que dá destaque à produção capixaba e traz um panorama do que é produzido em todo país. E, sem dúvidas, receber Cássia Kis em Muqui será um momento muito especial”, pontua Léo Alves, representante da Caju Produções, uma das realizadoras do evento.

O FECIN é uma realização do Instituto Marlin Azul, Caju Produções e Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Muqui e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, com patrocínio do BRDE, FSA e Ancine.

Música e memória

No feriado, dia 15 de novembro, o FECIN promove o Passeio de Bicicleta à Moda Antiga, um cortejo ciclístico pelas ruas de Muqui. Realizado desde 2014, o passeio é um convite à volta ao passado, e os participantes usam trajes que remetem a outras épocas. A concentração acontece às 16h30, em frente ao Solar do Lagarto, com a banda de jazz Fames Dixieland.

A música, inclusive, toma conta do festival durante todos os dias de programação. Sempre ao fim de cada exibição, a Mostra FM – Frequência Mulher apresenta videoclipes e DJs. Na sexta-feira, 16, a Festa Luz marca o encerramento do FECIN, com a exibição do filme Divina Luz, de Ricardo Sá (ES), DJs e show com a banda Whatever Happened to Baby Jane (ES).

Ciclo de formação audiovisual

O FECIN traz como novidade a realização de atividades de formação audiovisual, com profissionais de renome no país, e abre inscrições para o público interessado em aprender mais sobre este mercado. Os temas são: Cinema como Negócio, com André Blak; Roteiro de Séries de TV e Novas Narrativas, com Lilian Fontes Moreira; Roteiro e Produção de Conteúdo LGBT, com Viv Schiller; Criando Conteúdo Audiovisual para WEB, com Bruno Heitor; e Fontes de financiamento ao audiovisual , com André Blak. As atividades de formação têm valores a partir de R$ 80 e as inscrições são feitas através de formulário online no site do FECIN (www.fecin.com.br).



Outras Notícias


Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica

Assunção de Nossa Senhora

Campanha vai coletar pilhas e baterias de celular usadas

Homens inférteis também podem ter filhos. Saiba como!

Polícia Militar apreende drogas, recupera motocicleta e detém homem com mandado de prisão em Cachoeiro

Ministério confirma 1.226 casos de sarampo no Brasil

Manifestantes se concentram em frente ao teatro da Ufes para ato público contra cortes na educação

Inteligência Artificial vai ajudar Governo a combater fraudes no Detran

Prefeitura consegue que Justiça reautorize Festa de Alegre

Incaper receberá um milhão de investimentos em infraestrutura até 2023

Espírito Santo confirma primeiro caso de sarampo em Cariacica

Santos Ponciano e Hipólito

Cachoeiro-ES terá recadastramento biométrico neste mês

Obesidade avança e mata 4 milhões de pessoas no mundo, diz relatório da ONU

Saque do FGTS começa em setembro para poupadores da Caixa; veja calendário

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.