Prefeitos brasileiros chegam à Jordânia; autoridades de Rondônia continuam em Israel

Os prefeitos brasileiros que estavam em Israel foram transferidos na manhã desta segunda-feira (16.06.25), para a Jordânia. A informação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo a entidade, a comitiva de representantes municipais está em deslocamento para um local onde embarcará em um voo de retorno ao Brasil.

Autoridades de Rondônia, incluindo o governador Marcos Rocha (União Brasil), não estão na comitiva que está sendo transferida para Jordânia.

De acordo com o tesoureiro da confederação, Nélio Aguiar, integrante do grupo, a comitiva atravessou a fronteira de ônibus. Por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente.

Em 8 de junho, uma comitiva de prefeitos, vices e secretários municipais viajou a Israel, a convite do país, para um evento de inovação em segurança pública. Durante a viagem, na noite de quinta-feira, 12, teve início um conflito por mísseis entre Israel e Irã. Desde então, os gestores brasileiros foram obrigados a permanecer em bunkers.

Comitiva em Israel

De acordo com o Itamaraty, encontram-se em Israel cerca de 50 cidadãos brasileiros que compõem duas delegações de autoridades estaduais e municipais que realizam visita a convite do governo israelense. Além de prefeitos, a lista de autoridades inclui o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil).

“No momento, o espaço aéreo israelense e o Aeroporto Internacional Ben-Gurion foram fechados. Embora não haja informações oficiais sobre sua reabertura, veículo de imprensa de Israel indicou que o governo considera manter essa decisão pelos próximos dois ou três dias por razões de segurança.”

Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores, um deslocamento para a Jordânia não garantiria retorno imediato ao Brasil, já que o país também fechou seu espaço aéreo, e a travessia pelo Egito exigiria percorrer um longo trajeto pela península do Sinai que pode oferecer riscos de segurança.