Queimadas podem provocar interrupção no fornecimento de energia

Só nos meses de junho a setembro do ano passado, as queimadas em Rondônia resultaram em mais de 11 mil clientes sem energia elétrica.

Neste período de seca, também conhecido como estiagem, a Energisa reforça a importância de medidas preventivas para evitar queimadas, garantindo a segurança da população e prevenindo interrupções do fornecimento de energia elétrica.

Para se ter uma ideia, nos meses de junho a setembro do ano passado foram registradas mais de 20 ocorrências, resultando em 11.378 clientes que ficaram sem energia.

Conforme explicado pela coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Jucilene Dias, o clima seco e ventos fortes criam um ambiente propício para o alastramento das chamas, representando riscos significativos para a rede elétrica e para a população. “A população precisa estar consciente quanto aos riscos provocados pelas queimadas, que podem resultar em graves acidentes, ameaça à fauna e a flora, danos à infraestrutura elétrica e  interrupções no fornecimento de energia”, salienta.

Fique atento às orientações de segurança:

– É importante que a população não queime para fazer pastagem ou plantio; respeite a faixa e servidão, um espaço de segurança de 30 ou 40 metros embaixo da linha de transmissão.

– Em caso de fogueiras, nunca faça embaixo ou perto da rede elétrica. Tome cuidado para que as brasas não se espalhem; e não jogue resto de cigarro na mata e estradas;

– Em caso de identificação de incêndios nas proximidades da rede elétrica, a Energisa recomenda acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do 193, e a equipe de atendimento da empresa por meio dos seguintes canais de atendimento:

– WhatsApp (69) 9 9358-9673

– Call Center: 0800 647 0120