Oportunidades de reintegração social são ampliadas pelo governo de RO com renovação do convênio “Trabalho Certo”, em Cerejeiras

 


Iniciativa destina 40 vagas para reeducandos atuarem em diversas funções, como serviços gerais, pedreiro, pintor, carpinteiro, encanador e eletricista

Porto Velho, RO – Com o intuito de fortalecer ações de reintegração social, o governo de Rondônia e a Prefeitura de Cerejeiras firmaram, no dia 16 de outubro, a renovação do Termo de Convênio nº 001/2023, referente ao programa Trabalho Certo, prorrogando sua vigência por mais 24 meses, com a utilização da mão de obra reeducanda.

O convênio, firmado por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), junto ao Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEPC) e o município de Cerejeiras, visa incentivar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade em regime fechado e semiaberto. A iniciativa destina 40 vagas para reeducandos atuarem em diversas funções, como serviços gerais, pedreiro, pintor, carpinteiro, encanador e eletricista, contribuindo com a execução de atividades da administração municipal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa oferece aprendizado, ocupação produtiva e benefícios à comunidade. “A renovação do convênio reforça o compromisso do estado com a segurança, a qualidade dos serviços prestados e a reintegração social. O trabalho e a capacitação dos internos mostram que é possível manter o controle do sistema com responsabilidade e resultados positivos para toda a sociedade”, salientou.

REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Iniciativa oferece aprendizado, ocupação produtiva e benefícios à comunidade

O programa Trabalho Certo promove a profissionalização e a reintegração dos reeducandos, ao mesmo tempo em que gera economia para o município. A iniciativa também contribui para a segurança pública, ao reduzir a reincidência criminal.

A Sejus é responsável pelo recrutamento, capacitação e acompanhamento dos internos, garantindo a execução adequada das funções. Os participantes recebem salário mínimo e têm direito à remição de pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou que o programa Trabalho Certo representa mais uma das ações da gestão estadual voltadas à ressocialização. “Trata-se de uma iniciativa que beneficia a todos: o reeducando ganha oportunidade e reconhecimento; o município recebe mão de obra qualificada; e a sociedade ganha em segurança e cidadania”, destacou.