Centro de Diagnóstico do Câncer impulsionará avanços no tratamento oncológico em Rondônia com exames de imagem de alta precisão.
1O sonho de um Centro de Diagnóstico do Câncer em Cacoal está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade. Referência na região norte, o tratamento oncológico no interior de Rondônia vai avançar muito quando a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) passar a oferecer também os melhores serviços em exames diagnósticos, especialmente os de imagens.
“Um diagnóstico rápido e preciso é essencial para garantir o sucesso de qualquer tratamento de saúde. Por isso, estamos muito felizes com a concretização de mais esse sonho, que é o Centro de Diagnóstico, possível graças às parcerias e todo o apoio da sociedade”, destaca a presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini.
Com a estrutura já erguida no local onde antes funcionava parte do estacionamento do Hospital São Daniel Comboni, o Centro de Diagnóstico contará com 928,52 m² de área construída. Neste local, serão oferecidos serviços de ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, mamografia, densitometria e ultrassonografia. Nas mesmas instalações haverá também consultórios médicos, laboratório, sala de fisioterapia e ainda outros departamentos.
“Ao todo, o valor assegurado para investir no Centro de Diagnóstico foi de R$ 5.300.000,00, por meio da emenda coletiva dos deputados estaduais. E nosso agradecimento sincero ao deputado Cirone Deiró, que assumiu essa missão e atuou junto a todos os demais parlamentares para que fosse possível chegar a esse valor e garantir que tenhamos aqui no interior de Rondônia, um dos melhores Centro de Diagnósticos do Câncer de todo o Brasil”, ressaltou a presidente da ASSDACO.
As obras estão sob a responsabilidade da Construtora Aripuanã, que tem sua sede em Cacoal e pertence ao mesmo grupo de empresas que reúne também a ConcreAço da Amazônia e o GrupoCal. De acordo com o engenheiro civil Rodrigo Raffler, responsável pela obra, o ritmo é acelerado e a obra deve ser entregue já em meados do segundo semestre de 2025.
“Neste momento estamos executando amassamento com reboco na área externa e instalando a cobertura da estrutura. Já no lado interno, estamos finalizando instalações no piso para começar o contrapiso da obra”, detalhou o engenheiro.