Porto Velho, RO – Com mais de 100 mil visitantes, R$ 2 milhões em investimentos em infraestrutura e 3 milhões em operação e gestão. o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) completou um ano sob gestão da Concessionária Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – SPE, S.A, empresa subsidiaria do Grupo Amazon Fort. O espaço histórico se consolidou como polo cultural e turístico em Porto Velho, oferecendo infraestrutura moderna, gestão, segurança e programação cultural diversificada.
A gestão da concessionária trouxe uma abordagem moderna e eficiente, com foco na
preservação do patrimônio histórico e na oferta de serviços de qualidade. As ações incluíram
a restauração de símbolos importante para os Rondonienses como a locomotiva 18, instalação de quiosques e restaurantes, e melhorias na infraestrutura, garantindo segurança e conforto aos visitantes.
As obras e manutenções são supervisionadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assegurando o respeito às diretrizes de conservação do espaço tombado.
Além da infraestrutura aprimorada, o Museu da EFMM continua a ser um dos principais
atrativos, com mais de 300 peças históricas, documentos e fotografias que contam a saga da construção da ferrovia. O local também oferece turismo pedagógico para estudantes, garantindo acesso gratuito às praças e áreas comuns.
A programação cultural diversificada consolidou o complexo como um ponto de encontro para
a comunidade, com mais de 60 eventos realizados ao longo do ano, incluindo shows musicais, feiras de artesanato, apresentações religiosas e culturais e exposições temáticas.
A segurança foi reforçada e a limpeza do espaço é mantida de forma rigorosa, garantindo uma
experiência agradável para os visitantes. “Nosso compromisso é preservar este patrimônio histórico e garantir que ele continue sendo um ponto de referência para a cultura e o turismo em Rondônia com prazo ilimitado “, destaca Daniele Carneiro, Superintendente do Complexo Madeira Mamoré.
Para o futuro, a concessionária já planeja novos investimentos, como a construção de um parque infantil, espaço pet, píer para atracação dos barcos de turismo, construção de uma praça de alimentação totalmente climatizada e um salão de festas, ampliando ainda mais as opções de lazer para o público.
“Estamos comprometidos em transformar o Complexo Madeira-Mamoré, queremos
transformar o espaço em um dos principais destinos culturais e turísticos da região Norte, sempre respeitando sua história e oferecendo uma experiência de qualidade aos visitantes”, acrescenta Daniela Carneiro.
O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré funciona de segunda a sexta-feira, das 9h
às 21h, e aos finais de semana, das 9h às 22h, mantendo viva a história e a cultura de Porto
Velho.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Concessionária Madeira-Mamoré