
Deputada destinou o recurso para o Campus do Ifro Ji-Paraná promover os cursos gratuitos, atendendo mais de 500 alunos
Porto Velho, RO – Emoção e alegria marcaram a noite desta quinta-feira (07), na entrega de 133 certificados de conclusão de cursos do programa Casa da Comunidade, em Ji-Paraná. Os cursos de qualificação ocorrem graças ao recurso destinado pela deputada federal Sílvia Cristina, numa parceria com o Campus Ifro de Ji-Paraná, que realiza os cursos gratuitamente.

A deputada prestigiou a entrega dos certificados, na sede do Ifro Ji-Paraná, destacando a oportunidade de qualificação, podendo gerar renda extra, inclusive.
“Quando falo que nossa maior missão é cuidar de gente, é em ações como esta, em parceria com o Ifro de Ji-Paraná, que comprovamos a nossa ação, oferecendo cursos de qualificação e oportunizando uma alternativa de renda. Mais de uma centena de certificados entregues, mostra a qualidade dos cursos, gratuitos e chancelados pelo Ifro”, disse a deputada.
Mais de 500 alunos
Graças ao recurso assegurado pela deputada Sílvia Cristina, o programa Casa da Comunidade já atendeu 546 alunos, sendo 427 com cursos e 119 com oficinas. Foram ofertados 18 cursos e 12 oficinas.
“A nossa emenda garante o pagamento de colaboradores internos e externos, além da aquisição de todo material necessário para a realização dos cursos e oficinas. Com o investimento do nosso mandato, foi possível ainda a aquisição de equipamento e investimento na melhoria do Campus”, informou Sílvia Cristina.
Foram entregues certificados de conclusão dos cursos de Informática básica I e II, Corte e Costura – Fabricação de Lingerie, Libras Básico, Mídias Digitais, Chinelo Personalizado I e II e Sabonete Artesanal I e II.
Além de Ji-Paraná, os cursos também atendem aos municípios de Nova União, Castanheiras, Presidente Médici e Costa Marques (distrito de São Domingos).
Reconhecimento
Estavam presentes o reitor do Ifro, professor Moisés José Rosa Souza, a professora Letícia Carvalho Pivetta, diretora-geral do Campus Ji-Paraná e o pró-reitor de Administração do Ifro, Elisandro de Moura Martins. Os vereadores de Ji-Paraná, presidente da Câmara Marcelo Lemos, Marcio Freitas, André da Royal, Anderson de Mattos e Scopony.
Para Letícia Pivetta, “a participação em cursos de qualificação profissional aumenta a autoestima, o senso de valor próprio e o sentimento de pertencimento à sociedade. Muitas pessoas recuperam a motivação para continuar os estudos ou buscar novos caminhos profissionais”.
O reitor Moisés Rosa pontuou que “ao capacitar moradores de comunidades vulneráveis, os cursos fortalecem a economia local, reduzem a marginalização social e contribuem para a diminuição das desigualdades regionais”.