Experiências transformadoras marcam 6ª edição do Cidadania Empresarial em Porto Velho

Durante os dois dias de evento, foram realizados cerca de 400 atendimentos.

 

A empreendedora Léia de Lima, que atua há dois anos com a produção e venda de dindins, encontrou no Cidadania Empresarial o apoio que precisava para dar um passo importante em seu negócio. “Fui muito bem atendida por toda equipe e estou saindo com todas as informações que precisava e agora como microempreendedora individual. Estou mais confiante para dar os próximos passos com minha empresa. Trabalhar é bom, mas ter conhecimento, receber orientação e saber o que tá fazendo é melhor ainda”, relatou, emocionada.

Também participante da ação, Victória Rodrigues aproveitou a oportunidade para formalizar sua atividade e fez questão de incentivar outros empreendedores. “Estou muito feliz, pois agora tenho meu CNPJ. Aqui recebemos todas as informações necessárias. Quem ainda não participou, não deixe de participar na próxima edição.”

As histórias de Léia e Victória refletem o impacto da 6ª edição do Programa Cidadania Empresarial, realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), nos dias 3 e 4 de julho, no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho. O objetivo foi fortalecer o empreendedorismo local e promover a formalização de negócios, reunindo serviços gratuitos, orientações e atendimentos voltados ao setor produtivo. Durante os dois dias de evento, foram realizados cerca de 400 atendimentos, com destaque para mais de 130 formalizações de empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a contribuição do programa para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Estamos investindo naquilo que transforma a vida das pessoas. O Cidadania Empresarial é uma ação que leva dignidade, autonomia e oportunidade a quem quer crescer com seu próprio esforço. É assim que construímos uma Rondônia mais forte, com mais empregos e justiça social”, salientou.

A programação do evento contou com palestras práticas e inspiradoras sobre temas essenciais para o crescimento dos negócios, como gestão financeira, acesso ao crédito, marketing digital, inovação e benefícios fiscais. Também foram abordados assuntos voltados ao setor rural, como o Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia – PROVE/RO, Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, agroindústrias e a importância da inscrição do produtor rural para a aposentadoria. Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas com diversos órgãos parceiros, regularizar seus negócios e obter orientações para expandir suas atividades de forma legal e estruturada — tudo em um só lugar.

O secretário adjunto da Sefin, Franco Maegaki Ono destacou a relevância da ação para o estado. “O Cidadania Empresarial é mais do que um evento: é uma ferramenta concreta de transformação social. Cada empresa formalizada representa geração de renda, dignidade e crescimento para Rondônia”, afirmou.

Para a gerente do programa, Camila Almeida, os resultados positivos são reflexo da parceria entre governo, instituições e empreendedores. “Foi uma edição muito produtiva. Agradeço imensamente a cada parceiro que esteve conosco oferecendo atendimento de qualidade e orientação aos empreendedores. Nosso objetivo é justamente esse: facilitar o acesso a serviços que fortalecem os pequenos negócios e ajudam a transformar vidas.”

A próxima edição do Cidadania Empresarial já tem destino confirmado: será realizada no município de Vilhena, ainda este ano.