Governo de RO moderniza gestão pública com tecnologia e facilita acesso a mais de 150 serviços


Sistemas e serviços de TIC que modernizam a administração pública

Porto Velho, RO – Com foco em eficiência, transparência e acessibilidade, o Governo de Rondônia tem desenvolvido importantes sistemas e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que modernizam a administração pública e tornam o atendimento mais fácil, ágil e próximo do cidadão.

Nos últimos cinco anos de atuação, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem atuado para promover uma transformação digital do governo de Rondônia.

Entre os destaques está o Portal do Cidadão, uma plataforma que unifica mais de 150 serviços do “Tudo Aqui”, como agendamentos para emissão de RG, solicitação da CNH definitiva e passe livre. A solução facilita a rotina do cidadão com serviços online, acompanhamento das etapas de atendimento e um canal direto para comunicados e avisos oficiais.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses avanços tecnológicos fortalecem a gestão e beneficiam diretamente os cidadãos. “As soluções tecnológicas e projetos representam um governo mais moderno e presente. A tecnologia tem transformado o dia a dia das pessoas, garantindo mais acesso, transparência e eficiência.”

PARCERIAS

Além das soluções próprias, a Setic desenvolve sistemas e plataformas digitais em parceria com diversas secretarias estaduais, ampliando o alcance da transformação digital em diferentes áreas do governo.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran):

  • MOB.RO: plataforma que organiza dados do trânsito em painéis inteligentes, contribuindo para o planejamento urbano e o atendimento a ocorrências.

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam):

  • Projeto Sentinela: sistema de monitoramento de queimadas que envia alertas em tempo real ao Corpo de Bombeiros, otimizando a resposta a incêndios florestais.

Superintendência Estadual de Turismo (Setur)

  • Chat Tambamigo: chatbot que informa, via WhatsApp, sobre atrações e destinos turísticos de Rondônia.

Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO)

  • Clara (Portal da Transparência): assistente virtual baseado em inteligência artificial que orienta o cidadão sobre serviços públicos e reforça o acesso à informação.

 

Clara, primeira assistente virtual utilizando inteligência artificial.

Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas):

  • Sistema do Programa Vencer: o sistema que organiza as ações de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas.

 

  • Sistema do Programa Prato Fácil: sistema que permite a retirada prática dos tickets diretamente no local, além da implantação da biometria digital para o cadastro seguro dos beneficiários.

 

  • Plataforma do Programa Meu Sonho: plataforma intuitiva que facilita a inscrição de cidadãos em situação de vulnerabilidade no programa de acesso à moradia

 

  • Plataforma Educa Seas: ferramenta que reúne capacitações na modalidade de educação a distância – EAD, em conformidade com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam):

  • Sistema Solar: digitalização completa do processo de licenciamento ambiental, com integração a tributos, assinaturas digitais e publicações oficiais.

Para o superintendente da Setic, Delner Freire, os resultados dos últimos cinco anos demonstram a importância da tecnologia como aliada da gestão pública. “Mais do que desenvolver sistemas, nosso papel tem sido garantir que a transformação digital aconteça de forma estratégica, facilitando a vida de quem usa e de quem presta o serviço público. A inovação, aqui, é feita com propósito”, destacou.