
Três embarcações e motores usados na extração ilegal de ouro foram desativados pela Polícia Federal durante ação na Área de Proteção Ambiental
Porto Velho, RO – A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (18), uma operação para combater o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Madeira, em Porto Velho (RO). A ação, batizada de Operação Big Draga, resultou na desativação de três embarcações de grande porte e três motores utilizados na extração ilegal de ouro.
Com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a operação teve como objetivo principal conter crimes ambientais e impedir o uso irregular de recursos naturais e públicos. A atuação conjunta visa preservar o rio Madeira e seus ecossistemas, frequentemente ameaçados pela atividade garimpeira ilegal.
Além da ação direta no local, a Polícia Federal informou que foi aberto um inquérito para investigar quem são os responsáveis pelo financiamento das operações criminosas. A extração ilegal de ouro causa sérios impactos ambientais, como a contaminação da água, destruição de habitats e poluição do solo.
A operação Big Draga reforça o compromisso das autoridades no combate aos crimes ambientais e na proteção dos recursos naturais da região amazônica.
Fonte: Redação