Com investimento de R$ 5,7 milhões em emendas do deputado Alex Redano, ação oferecerá consultas, exames, entrega de óculos e aplicação de Implanon em Porto Velho e no Vale do Jamari – foto Marcelo Gladson, O Observador
Porto Velho, RO – O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), reuniu a imprensa nesta quinta-feira (16) para anunciar o início da execução do Projeto Levando Saúde – Saúde Integral e Itinerante, considerado um marco no atendimento médico especializado no estado.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia, prevê a realização de consultas médicas, exames de ultrassonografia e papanicolau, além da entrega gratuita de óculos de grau e da aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração que previne a gravidez por até três anos.
Segundo o parlamentar, o objetivo é atender milhares de rondonienses até o final de 2025.
“Este será um dos maiores projetos de atendimento à saúde da população dos últimos tempos. É uma grande satisfação poder atender nossa comunidade com ações que promovem dignidade e cuidado com a vida”, destacou Alex Redano.
O projeto conta com um investimento de R$ 5,7 milhões em emendas parlamentares destinadas por Redano, com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A meta é realizar 3.700 consultas oftalmológicas com entrega de óculos de grau e beneficiar mais de 3.200 mulheres com a aplicação de Implanon até dezembro de 2025.Atendimentos em Porto Velho
De acordo com Lane Lima, representante do Instituto Asas pela Amazônia, os atendimentos começam no dia 22 de outubro e seguem até 31 de outubro, na sede do Instituto, em Porto Velho.
No dia 25, será realizada a primeira ação itinerante, na Associação São Thiago Maior, localizada na Zona Leste da capital, ofertando consultas oftalmológicas, ultrassonografia e aplicação de Implanon.A previsão é de 100 consultas oftalmológicas com entrega de óculos, 200 exames de ultrassonografia e 80 aplicações de Implanon por dia.
Sede fixa – Porto Velho (Rua Quintino Bocaiúva, nº 1850 – Bairro São Cristóvão)
- 22/10: Oftalmologia, ultrassonografia e clínico geral
- 23/10: Oftalmologia e ultrassonografia
- 24/10: Ultrassonografia
- 30/10: Oftalmologia (com entrega de óculos de grau)
- 31/10: Oftalmologia (com entrega de óculos de grau)
Zona Leste – Associação São Thiago Maior
25/10: Oftalmologia (com entrega de óculos de grau), ultrassonografia, aplicação gratuita de Implanon e consultas com clínico geral.
Agendamento
Os atendimentos são 100% gratuitos e realizados mediante pré-agendamento.
Agendamento online: disponível no sistema do Instituto Asas pela Amazônia.
Além da capital, o projeto será levado aos municípios do Vale do Jamari, por meio de um ônibus especial totalmente adaptado, garantindo atendimento itinerante gratuito em diversas localidades do interior do estado.
“Nosso mandato tem se dedicado a fortalecer a saúde pública em Rondônia, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e ações que cheguem até quem mais precisa”, afirmou Redano.